Hipnose Clínica (Apoio emocional, bem-estar e saúde mental)

Dito de uma forma simples, a hipnose é um estado alterado de consciência. A Hipnose Clínica ou Hipnoterapia é a utilização desse estado alterado de consciência, ou transe, com um objetivo terapêutico. Isto significa que as pessoas não são tratadas com hipnose mas sim, tratadas no estado de hipnose.

Todos os estados hipnóticos são caracterizados por um estado de relaxamento muito agradável, no qual um indivíduo se permite entrar para que possam ser dadas sugestões benéficas àquela parte da mente conhecida como inconsciente. Sob hipnose, a parte da mente mais consciente e racional é temporariamente deixada em segundo plano, para que o inconsciente, essa parte que influencia as nossas funções físicas e mentais, fique mais recetiva à terapia. Durante o estado de transe hipnótico, o indivíduo fica muitíssimo concentrado no propósito específico de maximizar o seu potencial, mudar convicções e comportamentos limitadores, acedendo a uma maior sabedoria e capacidade de insight. Apesar do estado de hipnose poder ser leve, de meia profundidade e profundo, é o estado de meia profundidade o normalmente usado.

Neste estado, o metabolismo, o ritmo respiratório e os batimentos cardíacos abrandam e o cérebro emite ondas alfa. Os estados de dormir, sonhar e estar acordado podem ser detetados através dos padrões das ondas cerebrais. O estado de hipnose é diferente destes três últimos. As ondas cerebrais associadas a estados de calma e de recetividade são chamadas ondas alfa.

Nos estados alfa, o corpo relaxa gradualmente. Hipnose, meditação, sonhar acordado, estar absorvido na leitura de um livro, ver televisão ou ouvir música, conduzir através de uma estrada conhecida chegando ao destino sem se recordar do caminho, etc. são bons exemplos do estado alfa. O estado de transe é um fenómeno natural. A Hipnose Clínica praticada por um terapeuta profissionalmente qualificado e reconhecido, é completamente segura.

Saiba mais, contacte-nos